-
Architects: Sergio Sampaio Archi + Tectônica
- Area: 890 m²
- Year: 2011
-
Photographs:Leonardo Finotti
Text description provided by the architects. The house adapts to the terrain uphill subdivided into three functional sectors; services downstairs, a "terrace" for social and leisure activities in the intermediate floor and finally the intimate area in the pavilion suspended superior.
O terreno de 1.900 m² localizado em um condomínio na cidade de Itu/SP foi acomodada a construção de 790 m² divididos em 3 níveis para atender ao programa de uma residência unifamiliar.
A topografia em aclive de 8 m, a reserva de mata atlântica nos fundos e a bela lagoa existente na parte frontal do lote foram premissas fundamentais na definição do partido adotado.
Reflecting pool, roof garden and cross ventilation assist in thermal comfort while housing the system of wastewater reuse and rainwater reduces water consumption.
A conformação privilegiada do lugar sugeria que fosse elaborada uma implantação que explorasse ao máximo as visuais do entorno. Para isso foi criada uma grande plataforma retangular na cota média do terreno que promove a convivência simultânea dos ambientes sociais e de lazer em um diálogo permanente entre exterior-interior , conferindo um caráter de “lugar” onde o homem usufrui da exuberância da natureza ao mesmo tempo que exerce suas atividades cotidianas, harmoniosamente.
Essa praça de convivência é composta por distintas regiões de uso, ora em ambientes a céu aberto, ora abrigadas pelo prolongamento da laje-jardim que conforma a sala-varanda ou ainda sob o grande volume prismático que “paira no ar” através de generosos balanços estruturais que garantem as vistas para a lagoa com o mínimo de interferências visuais.
Funcionalmente os serviços estão posicionados sob a plataforma e o setor íntimo apresenta-se em nível superior, com os dormitórios se abrindo ou resguardando-se da paisagem através de painéis deslizantes que dinamizam a face avarandada do prisma.
A SOLUÇÃO TÉCNICA
A leveza pretendida dos volumes que afloram da plataforma solicitaram um sistema articulado de vigas e perfis metálicos industrializados, que se revela sutilmente através do pilar metálico aparente que conecta o prisma dos dormitórios ao embasamento de concreto aparente que ancora a construção ao solo.